Cores
Por mais flores e jardins na cidade
Arquiteta e educadora ambiental cria projeto que promove pequenas intervenções
Jô Folha -
Esgoto, fumaça de automóveis e resíduos expelidos por estabelecimentos e indústrias. Em meio a tantos poluentes liberados no meio ambiente todos os dias, como garantir uma boa qualidade de vida à população? A resposta pode estar no verde - plantas, flores e jardins são aliados que combatem a tristeza, oferecem tranquilidade, enriquecem a paisagem e purificam o ar. Em Pelotas, uma iniciativa - ainda que simples - tem mostrado o caminho para uma vida melhor ao lado da natureza. Trata-se do projeto Quatro Jardins, idealizado pela arquiteta e educadora ambiental Suzanne Jacobs, que desde 2014 promove pequenas intervenções em canteiros de diferentes ruas de Pelotas. O objetivo é mostrar à população que, através de práticas simples, como o plantio de flores, é possível transformar o local em que se vive, promover o zelo da comunidade e, de quebra, melhorar o visual da cidade.
A ideia de Suzanne contagiou alguns moradores da rua 15 de Novembro - o primeiro canteiro foi feito lá, em frente ao Centro de Estimulação Autonomia do Ser. Na mesma quadra, a arquiteta bateu na porta do Hostel Hello, onde plantou mudas de flores produzidas por ela mesma, fazendo sucesso entre quem passava pelo local. "Os hóspedes abraçaram a ideia e acharam a iniciativa realmente especial", conta o funcionário da empresa, Vinícius Lenz. Uma das residências dali também recebeu um canteiro.
Mas não é somente a respeito das flores. O desejo de Suzanne, especializada em Educação Ambiental para a Sustentabilidade, é trazer a atenção da comunidade ao espaço que ela ocupa, através de um olhar preocupado com o desenvolvimento sustentável. "Quero mudar a percepção das pessoas em relação ao ambiente que elas utilizam", diz. A grande realização da arquiteta será a revitalização da praça do Largo Vernetti, na rua Professor Araújo. A proposta é fazer do local um espaço de uso comunitário, com mesas e bancos, plantio de diferentes espécies, academia ao ar livre, praça infantil e bicicletário. A ideia vem movimentando os moradores do local e, segundo a profissional, cerca de 120 pessoas estão diretamente envolvidas.
Além disso, a prefeitura e a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) já encabeçaram o projeto e estudam formas de colocá-lo em prática. A iluminação está restaurada e uma faixa de pedestres foi colocada ali. No entanto, a praça está deteriorada devido à falta de limpeza e poda das árvores. Por esse motivo que um dos moradores, proprietário de uma ferragem, Luis Henrique dos Santos, aprova a iniciativa. "Vai valorizar a região e facilitar a vida da gente". Ele também lembra da população idosa, que forma boa parte da comunidade dali e apreciaria uma praça para praticar atividades ao ar livre.
Mudas gratuitas
Localizado na 25 de julho, próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) Santa Bárbara, o Horto Municipal distribui gratuitamente mudas de plantas de diferentes variedades. A partir de maio serão distribuídas três por CPF, de acordo com SQA - uma oportunidade para aderir ao movimento e plantar também.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário